Oportunidades

O Painel de Oportunidades do Dois Níveis foi criado por nós para mostrar para vocês, nossos leitores, oportunidades acadêmicas e profissionais para o seu sucesso. Publicaremos o Painel de Oportunidades do 2N com regularidade no nosso website, para que vocês possam acompanhar, em um só lugar, oportunidades ao redor do mundo.

BOLSAS DE ESTUDO PARA JOVENS DO FMI 2021

O Programa de Bolsas de Estudo para Jovens 2021 do FMI oferece oportunidades para ingresso no Fundo Monetário Internacional (FMI). Os participantes do programa poderão acompanhar as reuniões anuais virtuais do Fundo e terão treinamento online conduzido por especialistas da instituição. Os bolsistas selecionados terão ainda um workshop virtual de 2 dias para se reunir com a administração e a equipe sênior do FMI e discutir questões econômicas globais atuais, como crescimento inclusivo, desigualdade, economia digital e mudança climática.

Mais informações: www.opportunitiesforyouth.org

SCHWARZMAN SCHOLARS PROGRAM 2021

Estudantes graduados até 1º de agosto de 2020 entre 18 e 29 anos (até 1º de agosto de 2020) com excelência acadêmica e fluência no inglês podem se candidatar a uma vaga no Schwarman Scholars Program 2021. A fluência em inglês será avaliada nos seguintes testes:

TOEFL iBT: nota mínima 100

TOEFL iBT Special Home Edition: nota mínima 100

TOEFL PBT: nota mínima 600

IELTS Academic: nota mínima 7

IELTS Indicator: nota mínima 7

Mais detalhes no link – https://www.schwarzmanscholars.org/admissions/application-instructions/?utm_source=Partiu%20Intercambio&utm_medium=post&utm_campaign=schwarzman

KNIGHT-HENNESSY SCHOLARS 2021

O programa Knight-Hennessy está oferecendo bolsas de estudos com despesas pagas a estudantes interessados em mestrado ou doutorado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O objetivo é formar pessoas com habilidades de comunicação e liderança, além de promover a colaboração e a inovação entre eles, além de mentoria com profissionais renomados. As bolsas cobrirão todos os gastos durante o período de estudos em Stanford (custos relacionados à matrícula, acomodação, alimentação, materiais, além das passagens de ida e volta aos Estados Unidos).

São 90 bolsas integrais para pós-graduação. As inscrições seguem até 6 de outubro no endereço https://knight-hennessy.stanford.edu/admission

ESTÁGIO NA INVILLIA

A Invillia, multinacional brasileira que desenvolve produtos e serviços digitais para game-changers globais, está com inscrições abertas para um programa voltado para estagiários, que poderão ser efetivados em seis meses. O processo é totalmente online, para que estudantes de qualquer cidade do país possam participar.

Universitários até o penúltimo período dos cursos de engenharia da computação, sistemas de informação, análise e desenvolvimento de sistemas ou de áreas correlatas à tecnologia da informação, como mecatrônica, podem concorrer.

Inscrições – https://insiders.gupy.io/

II COLÓQUIO SOBRE SEGURANÇA, POLÍTICA E ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

Estão abertas as inscrições do II Colóquio sobre Segurança, Política e Organizações Internacionais, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de outubro. O evento é virtual e promovido pelo Clube de Simulação Oswaldo Aranha, da Universidade Federal de Uberlândia. O tema abordado será “Os meandros da integração árabe, asiática e latina”. A transmissão será pelo Youtube. Mais informações no Instagram @csoaufu

4º ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, a Escola Superior de Relações Internacionais promove o 4º Encontro dos Profissionais de Relações Internacionais (EPRI), em que os participantes terão oportunidades de networking, oficinas e desenvolvimento profissional nas dinâmicas e cursos promovidos no encontro.

Serão abordados temas como gestão de projetos internacionais, diplomacia corporativa, negociações, networking, política externa, entre outros assuntos. Mais informações no site www.epri.com.br.

SIMPÓSIO DE RELAÇÕES EXTERIORES

A Escola Superior de Relações Internacionais (ESRI) realiza nos dias 28,29 e 30 de setembro, o Simpósio de Relações Exteriores, em que serão abordadas as perspectivas sul-americanas de terrorismo e violência política. O evento reunirá diversos especialistas, que também darão minicursos sobre segurança. As inscrições podem ser feitas no endereço https://relacoesexteriores.com.br/10-simposio-de-relacoes-exteriores/.

UFF ABRE EDITAL PARA ENVIO DE ARTIGOS

Centro de Artes da UFF. Imagem: Página da Universidade Federal Flumense no Facebook/Divulgação

A Universidade Federal Fluminense (UFF) abriu edital para recebimento, até 13 de outubro, de artigos acadêmicos sobre temas relacionados às Relações Internacionais. Os textos selecionados serão publicados no 8º volume do “O Cosmopolítico”, periódico acadêmico do curso de RI da instituição.

Mais informações no site https://www.ocosmopolitico.com/publicacao-de-editais.

MAIS OPORTUNIDADES NA COREIA DO SUL

A Academia de Estudos Coreanos (AKS, em inglês) recebe até 8 de outubro as inscrições de estudantes interessados em programas de mestrado e doutorado no país asiático em 2022. Para participar, o candidato precisa ter graduação anterior a que pretende obter na Coreia e saber inglês e coreano. Acesse http://intl.aks.ac.kr/english/index.do para ver o edital.

Em outra oportunidade, a Embaixada da Coreia do Sul em Brasília selecionará 3 vagas para o Programa de Bolsa de Estudos de Graduação (GKS-U 2022). O prazo para encaminhar a documentação é 6 de outubro. Mais informações no Instagram da Embaixada (@embaixadadacoreia).

E aKAIST University, universidade de ciência e tecnologia da Coreia do Sul, também está oferecendo bolsas de pós-graduação para mestrado e doutorado nas áreas de Ciências Naturais, Ciências da Vida, Biotecnologia, Engenharia, Computação a Administração e Negócio e Artes Liberais. O prazo para se candidatar a uma vaga termina no dia 23 deste mês. Para mais informações, acesse https://lnkd.in/dxPqm6i9.

PROFICIÊNCIA EM JAPONÊS

Foto de Conor Luddy no Unsplash.

O Exame de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT, em inglês) volta a ser aplicado no Brasil em 2021. As inscrições estão abertas até 30 de setembro. O JLPT é um dos exames mais aceitos em instituições de ensino e empresas japonesas para falantes não nativos. A prova será aplicada em 5 de dezembro. Para saber mais, basta acessar www.jlpt.jp.

ESTÁGIO NA EUROPEAN ORGANIZATION FOR NUCLEAR RESEARCH (CERN)

 A European Organization for Nuclear Research (CERN) está com vagas abertas para o programa de estágio da instituição. A duração é de 1 a 6 meses e é preciso ser estudante de graduação em uma área relevante para o estágio. Os interessados devem encaminhar currículo e documentação comprovando que estuda até o dia 31 de outubro. Também é necessário ter bom conhecimento de inglês e francês. Mais informações no link https://bit.ly/2W1SLyh.

PROGRAMA GRATUITO DO GOETHE INSTITUT PARA TRABALHAR E VIVER NA ALEMANHA

O Instituto Goethe oferece um projeto gratuito para preparar brasileiros interessados em viver e trabalhar na Alemanha para a vida cotidiana e profissional no país. Essa preparação começa no Brasil e tem como objetivos:

– Apresentar um cenário realista sobre o dia a dia e o mundo do trabalho na Alemanha;

– Reduzir de forma preventiva a tensão associada à experiência da migração;

– Superar temores e estresses;

– Oferecer apoio na preparação para a prova de certificação de conhecimento da língua alemã necessária para a obtenção do visto;

– Dar todo o suporte necessário durante o período de transição, desde o início do processo até o ingresso em um dos cursos de integração no país.

Não há prazo definido para inscrições, que podem ser feitas no link https://lnkd.in/dP-e2PDi.

MESTRADO NO REINO UNIDO

Estudantes interessados em fazer mestrado na Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte podem se candidatar a uma bolsa de estudos. O Chevening, programa de estudos do governo britânico, está com inscrições abertas até 2 de novembro deste ano. A bolsa é integral e não há limite de idade para tentar a vaga. O programa também abrange todas as áreas de conhecimento e não pede proficiência na inscrição. Para ter mais conhecimento e ter mais informações, acesse https://www.chevening.org/scholarship/brazil/.

SANTANDER E ESADE OFERECEM BOLSAS PARA CURSOS ONLINE

✔️O Banco Santander e a Esade, instituição internacionalmente conhecida pela qualidade de seus cursos de formação e desenvolvimento profissional, estão oferecendo 2.500 bolsas para estudantes com mais de 18 anos que buscam impulsionar a carreira.

Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de setembro para um dos sete módulos fornecidos: Liderança, Criatividade, Produtividade Pessoal, Influência e Inteligência Emocional, Negociação, Comunicação ou Resolução de Problemas Complexos e Tomada de Decisão.

Os cursos serão online e estarão disponíveis em português, inglês ou espanhol e o treinamento digital é baseado no modelo “aprender fazendo”, que reúne teoria e prática. A duração dos cursos é de 6 a 8 horas e os participantes terão certificado de aproveitamento.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://app.becas-santander.com/pt-BR/program/becas-santander-skills-upskill-your-talent-esade.

INSCRIÇÕES NA UNIVERSIDADE DO TEXAS  

A Universidade de Tecnologia do Texas está com bolsas para fornecer a estudantes interessados nos cursos de graduação. O valor do auxílio varia entre 400 e 1000 dólares (+ de 5 mil reais). Mais informações no site https://www.depts.ttu.edu/international/ieem/apply.php.

OPORTUNIDADE EM STANFORD

Escola Médica da Universidade de Stanford. Foto: Ian Mackey/Unsplash

A Universidade de Stanford está com inscrições abertas para o programa de bolsas de estudos para 2022. O prazo para se cadastrar a uma vaga vai até 6 de outubro e serão oferecidas 100 bolsas integrais e ajuda de custo para os aprovados por 3 anos. Os interessados podem buscar mais informações no site https://opportunitiespedia.com/knight-hennessy-scholarship-program-2022-at-stanford-university-fully-funded/?fbclid=IwAR0KHMhbJHRWMQXEXCLIxc_bDe2-MET9R_3MWoqI9HINRmhSTqTzIHgGQxs

GATES CAMBRIDGE SCHOLARSHIPS

A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, está com inscrições abertas para 80 bolsas de estudos para estudantes de todo o mundo. A iniciativa faz parte da Gates Cambridge Scholarships, um programa de subsídios para estudantes de pós-graduação criado após uma doação da Fundação Bill Gates.

Há bolsas para programas de mestrado, doutorado ou por um ano em um dos cursos de pós-graduação. Os prazos de inscrição são de dezembro deste ano a janeiro de 2022, de acordo com o curso. 

Mais informações no link https://www.estudarfora.org.br/gates-cambridge-scholarship/

Autor